Empreendedorismo – uma visão pessoal (verdadeira?!)



Cartoon de Ricardo Campus (http://www.ricardocampus.com)


Empreendedorismo está muitas vezes relacionado com a criação de empresas ou produtos novos.
Empreender é agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios lucrativos. Basicamente, empreender, é ter amigos a desempenhar os cargos certos no país.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação e se preocupam em transformar conhecimentos em novos produtos.
Claro que não falo da TVI, canal que nos habitua aos mesmos reality shows há cerca de dez anos. Estou convicto que a culpa não é só deste canal de televisão, pois se somos criações de Deus, já estava na altura d’Ele empreender uma coisinha nova como raça humana ou então um novo canal generalista português.

O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter em 1950, mas dado a conhecer ao público português por Miguel Gonçalves, o eterno defensor do bater de punho para alcançar a vitória na vida. Isso, e vender pipocas para pagar a faculdade. Para mim, confesso que isto foi bom, pois com a quantidade de amigos que passaram a trabalhar nos cinemas comecei a ver filmes por quase metade do preço. E claro, com pipocas de oferta. É a tal coisa de ter amigos a desempenhar os cargos certos no país...

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, mas com ele surgiram os auto proclamados gurus especialistas da área. Infelizmente são especialistas em tudo menos na área. Mas são bons de palavra. E só isso basta! Pelo menos em Portugal! Aliás, isso e escrever livros… Muitos livros!
Considero que esta malta dita “empreendedora” escreve tantos livros como as balelas que profere.

Mas afinal… o que é um empreendedor?
Pelo que pude apurar, um empreendedor é:

a) Um indivíduo que não espera as coisas acontecerem, mas é uma pessoa pró-activa, ou seja, que faz as coisas acontecerem.

Exemplo: Aquela colega de trabalho que nada faz o dia todo, mas que de repente é vossa sub-chefe. De certo, fez as coisas acontecerem no gabinete de alguém. Empreendedorismo ao mais alto nível!

b) Um empreendedor está altamente motivado, tem boas ideias e sabe como implementá-las de forma a alcançar os seus objectivos.

Exemplo: Paulo Portas e o caso do irrevogável.

c) Alguém que empreende acredita no seu potencial, apresenta capacidade de liderança e consegue facilmente trabalhar em equipe.

Exemplo: Lembram-se daquele colega de turma, que nos trabalhos de grupo elaborava os trabalhos e no final metia o nome de toda a gente? Pronto, é mais ou menos isso.

d) O empreendedor sabe que um fracasso é apenas uma oportunidade de aprender e ser melhor, e não se deixa abalar com isso.

Exemplo: O discurso de qualquer treinador ou jogador de futebol no final de um jogo onde a sua equipa tenha sido ridicularizada.

e) Um empreendedor é alguém que não tem medo de iniciar projectos de uma forma arrojada. Por esse motivo, é bastante comum um empreendedor assumir a direcção de uma empresa.

Exemplo: Quem avisa amigo é! Cuidado com aquela vossa colega de trabalho… um dia vai mandar na vossa empresa.


Com tudo o que se passa no nosso país julgo que o maior empreendedor de todos os tempos é o povo português, dando de forma consecutiva valor e rendimentos a quem não sabe o que faz.
Conhecem o ditado do povo “quem não sabe, ensina”?
Nunca pensei concordar tanto com isto.
Eles vão à televisão, dão entrevistas a jornais, dão palestras… e o povo reclama que lhe sobem os impostos enquanto adquirem os últimos sucessos de livraria destes “gurus”.
Tudo isto me enerva, mas se é empreendedorismo está bem.
Eu calo-me.






Enviar um comentário