Ps e todos os outros partidos de direita ou qualquer coisa parecida

As projecções foram lançadas às 20:00 e indicavam os seguintes valores:

PS - 36% a 40%
PSD - 25% a 29%
BE - 9% a 12%
CDS - 8,5% a 11,5%
CDU - 7% a 10%

Nestes resultados podemos retirar algumas coisas:
1º O PS ganhou
2º Supostamente, a esquerda de Portugal ganhou
3º Portugal ganhou (mesmo aqueles cromos que acreditam que isto foi mau, vão aperceber-se do contrário)
4º Só existe UM partido de esquerda em Portugal

Sei que este meu 4º ponto pode gerar algum desconforto principalmente a quem se diz partido de esquerda como o Bloco de Esquerda (BE) e a Cooligação Democrática Unitária (CDU), mas eu passo a explicar...

Como é possível que com uma derrota magestral da direita em Portugal os ditos partidos de esquerda de Portugal como o BE e a CDU apenas referem nos seus discursos o "retirar da maioria absoluta ao Ps"!? E a derrota da direita?! Não é esse o objectivo da esquerda!? Só depois de ter focado este item poderiam ter pistolado relativamente á perda da maioria por parte do partido de José Sócrates.
Acho lamentável para estes partidos "ditos" de esquerda.

Quanto ao PSD havia uma senhora que queria ser primeiro-ministra e hoje me levou às lágrimas com a carinha deprimente que apareceu nas televisões. A senhora de idade, também falou da perca da maioria absoluta por parte do PS. Finalmente um partido de direita a criticar tal coisa!!

O CDS.. é aquele grande partido que roubou votos ao PSD. Ah grande CDS! Como é lógico, também sabe qual é o seu galho e por isso vangloriou-se como partido de direita pela derrota do PS nestas eleições, ou seja, o facto de não ter conseguido a maioria absoluta.

O PS acho que teve uma grande vitória. Penso que as pessoas do partido da rosa podem considerar estes resultados muito positivos, pois após tudo o que se passou estes quatro anos com a "guerra aos poderosos" e as manifestações que isso acarretou assim como a grande crise que se instalou no mundo, tudo apontava para que o povo português voltasse a dar o ar de sua graça.
Felizmente, começo a gostar mais deste povo. Começa a mostrar sinais de inteligência.

Com as declarações dos partidos derrotados nestas eleições, percebe-se que quem perdeu estas eleições foi o partido que as ganhou pela força do povo, o voto.

Será que estes "políticos" que fazem estes comentários já têm as drogas legalizadas lá em casa!? Se não for esse o caso, não percebo os discursos do BE e CDU.

Agora a saga vai continuar com as escutas e as eleições autárquicas.

6 comentários

Bem, em primeiro lugar suponho que deva auto-incluir-me na equipa dos ditos cromos. Fico contente: antes cromo que alienado. Quanto ao partido de esquerda, felizmente há 2 e felizmente cresceram (mas a direita xenófoba também cresceu infelizmente). Quanto a essa coisa pastosa chamada PS é o pior que podia ter acontecido ao meu (já) pobre país, que daí a 4 anos estará a lamentar mais uma temporada de empobrecimento da classe média, de esvaziamento do serviço nacional de saúde, da lei da rolha na comunicação social e nos serviços públicos, no completo vácuo de políticas culturais, no espezinhamento da nossa geração (sim, também lhe pertences), na precarização do trabalho que nos espera amanhã, na selectividade da justiça, na promiscuidade e ingerência do PS nos órgãos de justiça (não, política e justiça não devem misturar-se! A constituição assim o diz), na promoção da mediocridade e das falsas estatísticas nas escolas, no enfraquecimento do ensino universitário, no enriquecimento dos ricos e no empobrecimento dos pobres, na entrega do património que é de todos a alguns capitalistas interesseiros, na feitura de negócios pouco transparentes com empresas do regime, na ausência de políticas para o território, enfim... na continuação de políticas de direita de orientação europeia neo-liberal, sob a capa de uma pseudo-esquerda com duas ideias fracturantes em relação aos homossexuais e à morte assistida. Portugal está de parabéns!

Reply

Enfim UdL, depois do teu comentário e tendo contigo uma grande amizade posso então dizer-te 4 coisas:
1º Não, hoje ficou provado que só há um clube de esquerda em Portugal. A derrota da direita passou ao lado de todos os partidos que dizes serem de esquerda, pois a única derrota foi a da maioria absoluta do Ps. Neste ponto, concordo contigo na desgraceira de país que temos. Nisto, somos desgraçados.
2º Nestes 4 anos vamos ver então o que se faz. Peço-te para olhares atentamente para os EUA e outras grandes potências e reparares que também eles estão em crise. Acho que como ser inteligente que és deverás chegar à conclusão de que a crise é global e não portuguesa. Esta crise, ao contrário do que muita gente pensa não foi criada por Portugal ou melhor, por José Sócrates. Já deves ter ouvido falar da grande depressão dos anos 30.. pois esta crise foi a pior desde então e é o acumular de muitos erros ao longo de décadas. Erros, mundiais e que giram à volta do capital.
3º Conheces-me o suficiente para saberes que sou contra o capital e essas merdas todas e por isso encho a boca para dizer que te vou pagar um fino, pois dentro de poucas palavras te vou mandar para o caralho.
4º Vai para o caralho!

Reply

Repara que nos argumentos que usei apenas um ou dois tinham a ver com a crise internacional.
Mas já que os argumentos não chegam, e sendo eu um gajo chato, teimoso e irritante, vou deixar-te os factos, que assim pode ser que entendas o que quero dizer:

Financiamento dos serviços privados de saúde (caríssimos como sabes) - http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1367166
http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/especiais/governops4anos/20090226+Legislatura+marcada+pelo+fecho+de+maternidades+e+de+servi%C3%87os+de+urgencia.htm

Um exemplo do vazio de políticas culturais (dado pelo conceituado Ricardo Pais, como bem sabes) - http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1348404

Os negócios obscuros e os favores:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1396335
http://diario.iol.pt/economia/alcantara-contentores-governo-mota-engil-liscont/1077424-4058.html
http://diario.iol.pt/economia/sonangol-edp-galp-capital-reforco-saudavel/1089565-4058.html

O desaparecimento da classe média (a nossa!):
http://www.ionline.pt/conteudo/13668-a-sua-classe-ex-classe-media

O não-cumprimento das promessas que fez em 2005:
http://diario.iol.pt/politica/socrates-promessas-ps-tvi24/1079182-4072.html
(vídeo) http://www.youtube.com/watch?v=NBiCeUE6Hek

Precariedade no trabalho (um belo relatório de um conhecido economista, Eugénio Rosa):
http://resistir.info/e_rosa/rec_verdes_adm_publ2.html

As interferências na justiça:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1367986

As interferências na comunicação social:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1399151

A mentira da educação:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1269332

O definhamento das universidades:
http://www.fenprof.pt/SUPERIOR/?aba=37&cat=73&doc=2940&mid=132

O aumento das desigualdades e a redução das pensões (das actuais e das nossas no futuro!):
http://resistir.info/e_rosa/aumento_desigualdades_fev07.html
http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=14733208
http://www.ionline.pt/conteudo/24795-daqui-20-anos-teremos-das-reformas-mais-baixas-do-ocidente

Mais mentiras:
http://resistir.info/e_rosa/subito_amor.html
http://resistir.info/e_rosa/precariedade.html

Acho que chega, lol. Espero que tenhas algumas horas para ver isso. Como se costuma dizer, contra factos não há argumentos.

Reply

O único argumento que tenho é "bla bla".
Não te vires para mim, pois eu não lucro com a eleição do homem.
Neste meu texto publicado apenas uma vez constatas o meu apoio a este resultado eleitoral, pois o resto foi uma análise aos comentários dos diversos partidos políticos.
"Felizmente, começo a gostar mais deste povo. Começa a mostrar sinais de inteligência.".. esta frase, foi a única altura neste texto do tamanho da piroca do maior negão do mundo, que eu dei a minha opinião e sabes porquê? Porque era a maior estupidez a mudança de governo neste momento. Aí, até tu concordas.. de certeza. Manuela? Não. Louçã? Para já, ainda não. Portas? Deus nos livre e valha! Jerónimo?! Jeróóóóónimooooo!
Espero ter sido esclarecedor do meu ponto de vista.

Reply

Sim, foste e eu compreendo isso. As alternativas são más ou simplesmente não o são. Mas eu recuso-me a conformar-me com isso e já há bastante tempo que deixei de votar no "menos mau". Acho que é um sentido errado que se dá ao voto, porque ele devia estar associado a convicções e não a uma lógica de exclusão de partes (resumindo, temos uma classe política de merda). Para mim o Sócrates é mau por tudo aquilo que já te disse, portanto não posso ficar minimamente satisfeito quando um gajo que tanto mal nos fez (mesmo supondo que os outros tivessem feito pior) é reeleito para continuar a fazer as mesmas merdas.
Quanto ao facto de o povo estar a revelar alguma inteligência até concordo: se fizermos bem as contas, apenas pouco mais de 20% da população votante é que elegeu o Sócrates (36% de 60% de pessoas que votaram - 40% abstiveram-se), ou seja perto de 2 milhões de pessoas, o que significa que os restantes 8 e tal milhões tiveram o bom senso de não votar nele. Mesmo assim, contra a maioria (!) ele está lá, o que só vem atestar a qualidade da nossa democracia. Mais gritante ainda: um partido como o PSD que teve perto de 30% de votos, ou seja, reuniu maior consenso junto da população do que todos os outros (exceptuando o PS) não vai para o poder mas o CDS que teve pouco mais de meio milhão de votos de nazis ressabiados está em vias de lá chegar. Lol isto faz algum sentido?

Reply

Existem as coligações. Concordo com elas serem feitas, não concordo com essa que dizes. Se isso for feito sei que por um lado vou gostar porque vou ter muito mas mesmo muito que escrever durante os próximos anos e isso.. é o que eu quero.
Quanto aos cálculos que fizeste.. sim, são reais e essa é a beleza da democracia. Só não votou quem não quis por isso quen não votou que se foda pois para mim, qualquer pessoa que não tenha ido às urnas nem sequer devia abrir o bico para nada nos próximos 4 anos. E mais! Se abrisse o bico deveriam cair-lhe os dentes por acto de magia com punhos.
Quanto às "alternativas" e "votar no menos mau".. filho.. está provado que isto só lá vai com gentes do povo a mandar. Tem de haver um novo partido. Nem esquerda, nem direita. Um partido que foda esta merda toda. Já estive mais longe de começar um.. loool! Agora com a puta dos teus testamentos já encontrei o meu braço direito!
A pergunta que se impõe agora é: Vamos partir esta merda toda?? LOL

Reply

Enviar um comentário