O grupo de Portugal: Mundial 2014

No dia 16 de Junho, Portugal entra em acção em Salvador, na primeira jornada do grupo G do mundial de futebol de 2014. 
Ontem (dia 6 de Dezembro) realizou-se o sorteio para que cada selecção conheça os seus adversários.
Ora bem...
Portugal vai defrontar a Alemanha, o Gana e os EUA.

Numa análise séria podemos dizer que:

a) Alemanha: Tricampeã mundial com os títulos de 1954, 1974 e 1990, a Alemanha é sempre uma das grandes favoritas ao Mundial, embora esteja afastada dos grandes títulos desde que ganhou o Europeu de 1996. Depois de uma qualificação fácil, com nove vitórias em 10 jogos, a Mannschaft procura chegar à oitava final de um Campeonato do Mundo.


b) Gana: É, muito provavelmente, a selecção africana com mais chances de brilhar no Brasil 2014. Com uma equipa recheada de talentos, sobretudo no ataque, os ganeses já provaram que estão preparados: em 2006 chegou aos oitavos de final e, em 2010, só não atingiu as meias por causa de um penalti falhado frente ao Uruguai nos instantes finais.

c) Estados Unidos É, até hoje, a selecção não europeia ou sul-americana com o melhor resultado num Mundial. O terceiro lugar foi conseguido nos primórdios do futebol (1930), é verdade, mas desde 1990 que os norte-americanos não falham um Mundial e estão habituados a ultrapassar a fase de grupos. Portugal lembra-se bem disso do Mundial de 2002.

Numa análise realista podemos dizer que:

a) Alemanha: Portugal tem a hipótese de dizer à Merkel quem é que manda. Lanço a ideia, para que todos os jogadores da selecção levem uma camisola vestida para que caso se marque um golo se possa ler "se tentasses ter filhos com a troika nem ela te queria ó Merkl!".


b) Gana: Estes correm muito!! Aconselhava o Paulo Bento a levar o Petit e o Paulinho Santos para o meio campo. Acabavam-se logo os Speedy Gonzalez à primeira patada. Ou isso, ou tentar com que ora o Bruno Alves ora o Pepe possam ter cuidado nas entradas, pois o intuito é assustar e não matar.

c) Estados Unidos Vamos ganhar a estes gajos e limpar, no início do jogo, certa parte do corpo com o New York Times?! Sim, bem ao estilo do "waka-waka" da equipa australiana no rugby.

Enviar um comentário