A Queima do Gato em Vila Flor




Anda por aí uma onda de indignação relativamente a um vídeo das Festas de São João em Mourão, Vila Flor, relativo à "Queima do Gato".


O que é isto?
Podia dizer que é algo estúpido realizado por pessoas com problemas mentais, mas o texto acabaria por aqui.


Ora, a "Queima do Gato" é infelizmente a queima de um gato.
Sim, um ser vivo.
É uma prática que consiste em colocar um gato dentro de um pote de barro que por sua vez é deixado no topo de um poste que os populares colocam a arder enquanto gritam de alegria uns para os outros como se estivessem a ver algo de parecido com o fogo na noite de S. João no Porto.

Ora, o que correu mal este ano?
Alguém filmou o evento.
Incrível como nestes últimos tempos actos de selvajaria têm sido partilhados nas redes sociais... e ainda bem!
Não sei, é se a alma que partilhou este video de tortura animal o fez com a intenção de divulgar este acto atroz e de barbárie ou se o fez simplesmente para tentar espalhar a magia de mais uma tradição popular que tal como as touradas não passa de tortura. Sim, tortura. Selvajaria. O pior que a raça humana tem para oferecer.

Mas porquê tanta indignação com um vídeo?
Porque de facto, o gato queimou-se. E bem...
Tanto que é audível o sofrimento do felino enquanto corre aflito pelas ruas e o povo se regozija com mais um evento promovido por uma junta de freguesia qualquer.

Pode ver o vídeo aqui, se quiser ter a certeza que há certas pessoas que são de facto e independentemente da idade, mal formadas, más e sem amor sincero por nada ou ninguém. http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/gato_a_arder_gera_indignacao_nas_redes_sociais.html

Se o Grupo de Danças e Cantares de Vilar Flor - o grupo responsável pela publicação do vídeo no Youtube - se limitasse a dançar e a cantar e não a promover um evento macabro talvez o Homem evoluísse um pouco... Ora em dança e canto e de forma a nos presentearem com vídeos de dança e canto - aquilo que supostamente dá o nome ao grupo - ora em moralidade, que é o parece que falta (e bastante!!) para os lados de Vila Flor.

Não sou a favor da pena de morte nem tão pouco da máxima "olho por olho e dente por dente", mas gostava que em qualquer parte deste mundo existisse uma organização secreta de gatos que elaborasse uma vingança brutal para esta terriola que de repente resolveu aparecer no mapa pelas piores razões.

E não me venham falar de tradições.... que tradições haviam muitas.
É que daqui a nada, temos touradas em Vila Flor... visto que (supostamente também) é tradição.

Sabem o que era tradição?
Venda de pessoas.

Sabem o que aconteceu?
Evolução.

Sabem o que não aconteceu a algumas pessoas (as racionais)?
Agarrarem-se às tradições mais estúpidas do mundo...

Sabem quem sofre com as vossas "tradições"?
Tanta gente! Gente como o gato deste vídeo. Sim, gente como o gato. Porque há animais que são mais gente do que a própria gente.

Ganhem juízo e cresçam senhores, pois outra vergonha é haver crianças presentes neste tipo de eventos.

O que eu gosto do amanhã?
O facto de vocês já cá não estarem.

O que me preocupa?
As vossas crianças por vocês educadas cá andarem.


P.s.1: Era por-vos a todos dentro de um pote, no cimo de um poste e chegar-vos lume.

P.s.2: Não revi o texto e, por isso, tem erros. Foi escrito de seguida. Provavelmente bati os recordes de tempo na escrita de textos. Fui rápido. Bastante até! Sabem porquê? Porque me recuso a viver num mundo onde as pessoas fazem mais barulho sobre uma vírgula colocada fora do sítio do que fazem quando um animal (contexto geral) é brutalizado. 

Enviar um comentário