Sport Lisboa e Benfica Vs. Futebol Clube do Porto: breve (e realista) comentário




Ontem, estava à espera de um jogo diferente, pois o resumo que faço é este: uma equipa que pensava ser o Bayern de Munique e que não passou de um simples empate a zero com o clube que tanto gozaram durante a semana.

Mas, será que este empate a zero resolveu o campeão nacional?
Provavelmente, mas já vi muitos festejos e faixas de "reservado" a voltarem para a despensa ainda mais depressa do que haviam saído para o Marquês...

Não quero com isto tirar o mérito à APAF, ups, Benfica.

Aliás, nem percebo porque falei da APAF num campeonato sem casos e sem colo em direcção ao título.

Será porque, neste mesmo jogo, e assim de memória me recordo que:

a) Aos 24 minutos o Gaitán simulou uma falta e levou um cartão amarelo e depois, já na segunda parte, junto à linha lateral com Maicon, simulou outra e nada se passou? Segundo o critério devia ter sido advertido com o segundo amarelo e consequente vermelho. Ou não?

b) o Fejsa entrou a jogo aos 64 minutos (por troca com Talisca) e aos 78 foi-lhe mostrado o cartão amarelo. Giro, giro é que dois minutos depois, Fejsa devia ter sido expulso. É um facto que a falta foi assinalada, mas o cartão ficou no bolso porque de certeza iria "parecer mal" expulsar um jogador desta forma e em apenas dois minutos. E na Luz.

O que é certo, no meio de toda esta trama, própria de uma novela da Tvi, é que é absolutamente vergonhoso, uma equipa como o Porto chegar ao final de uma época sem vencer uma competição.
Os adeptos e simpatizantes aguardam que alguém responsável assuma tal facto, porque o que nos compete no "contrato como adeptos" foi cumprido.

Podem associar o Porto a fruta, mas o Benfica fica para sempre marcado como a equipa do colo, o sítio onde a "frutinha" se senta.

A época ainda não terminou, mas algo tem de ser dito pelos dirigentes do Futebol Clube do Porto no que concerne ao futuro. Mas, enquanto não o fazem, eu adianto-me no discurso:

1 - É um facto que o Lopetegui tem mais jeito para guna* do bairro do cerco do que para treinador de futebol.

2 - Enquanto o Jesus fala mal português, o Lopetegui fala mal a linguagem do futebol.

3 - Vitor Pereira. Sim, Vitor Pereira. E um manguito enorme para todos os adeptos do Porto que o escorraçaram do meu clube. Porque depois dele, só deu artistas que de futebol nada percebem.

4 - Lembretes na agenda do Lopetegui: ensinar a técnica do passe ao Rúben Neves, ensinar português ao Brahimi para insultar que o insulte e frequentar um curso de treinador.

5 - Nestas últimas quatro jornadas que faltam do campeonato, vou ser campeão. Hoje mesmo, começo a liga portuguesa no FIFA 15.


Para finalizar, gostaria de responder a um comentário de um benfiquista que vislumbrei nessa rede social em que toda a gente pensa que pode dizer o que quiser que passa, automaticamente, a ser verdade.

Eis o que o adepto encarnado dizia depois do jogo de ontem no Facebook:

"Certamente que não vi todos os 73 títulos oficiais do meu clube, nem preciso. Basta-me saber que somos melhores e maiores e mais titulados. Mas mesmo assim, nunca tendo visto o meu clube ganhar um bicampeonato estou contente. À 5 anos diziam que eu nunca tinha visto o meu clube numa final Europeia, que só ganhávamos Taças da Liga, que só ganhávamos de 4 em 4 anos, etc... Passados 5 anos, já me dizem que nunca vi o meu clube ganhar um bicampaonato, que nunca vi ganhar uma competição europeia, que só ganhamos taças. A este ritmo estou certo que daqui por mais 5 anos já terão bem menos coisas para me apontar "

Passarei a responder a esta criança desportiva...

Acredito que não precise de ver os 73 títulos oficiais do seu clube, pois eu já vi o filme a "Canção de Lisboa" e "O Pátio das cantigas" de seguida... e se é lixado para a vista humana ver dois filmes a preto e branco imagino o que custa ver tanto filme do Benfica nessas tonalidades.

"somos melhores e maiores e mais titulados" - Sois, concordo com isso... mas é entre os clubes de Lisboa. Quando a coisa se alarga para Portugal, aconselho-o a consultar a tabela de títulos oficiais para não se prestar a papel ridículos. Quanto a ser "melhor"... Isso tem tanta lógica como um adepto do Coimbrões dizer que o seu clube é o melhor do mundo - é a tal lógica da batata.

"À 5 anos dizia que eu nunca tinha visto o meu clube numa final Europeia" - erros de português à parte (é "há" e não "à"), gostaria de lhe dizer que provavelmente o que lhe disseram era algo do género: "com a idade que tens já visto o teu clube a ganhar alguma final Europeia?". Acredito que esta seja uma pergunta que continua a responder "não", enfiado de seguida a cabeça na areia, tal avestruz.

"nunca vi o meu clube ganhar um bicampeonato" - aconselho-o a ir colocar as faixas de "reservado", pois como qualquer benfiquista, não acostumado a ganhar, já está a fazer a festa. Para si, uma palavra que ainda lhe deve tirar o sono apesar de você poder dizer que não: KELVIN.

"A este ritmo estou certo que daqui por mais 5 anos já terão bem menos coisas para me apontar" - podemos ter menos coisas para apontar, mas estaremos sempre a focar a falta de humildade, o egocentrismo, as palas e a burrice. São coisas que faz parte de alguma nação benfiquista e você, é o exemplo dos exemplos conforme se pôde verificar na meia dúzia de linhas que decidiu escrevinhar.

Conselho para si: ganhe juízo porque este ano ficou colocado nas 8 piores equipas da Liga dos Campeões porque lá, a APAF não tem poderes.


*guna: pessoa que tem por hábito/vício roubar; indivíduo com uma proximidade enorme com as suas vítimas sendo "primo" ou "irmão" na abordagem que efectua.

Enviar um comentário