Queima das Fitas do Porto - 2015




No próximo fim de semana, no Porto, começará aquilo que é conhecido como "Queima das Fitas".

A Queima das Fitas está para os estudantes como as eleições estão para os políticos: é basicamente para se fazer o que se faz ao longo do ano, mas que durante este curto espaço de tempo se faz aos olhos de toda a gente.

Na Queima das fitas quem não "vira o barco" e bebe até cair "não é da malta";
Na Queima das fitas quem não consegue uma "pulseira do Inem" para juntar às pulseiras dos festivais de Verão "não é da malta";
Na Queima das fitas quem não vê o nascer do Sol "não é da malta";
Na Queima das fitas quem não tem pelo menos cinco jantares durante a semana com cinco grupos diferentes de amigos, "não é da malta";
Na Queima das fitas... Bem, na Queima das fitas.. metade das coisas que se passam não são normais.

Sim, já fui estudante e sim, já fui a muitas queimas das fitas. Portanto, já fui, durante uma semana, bêb.. estúpido.
Porque é disso que se trata: estupidez!

Por isso, e utilizando a ideia do "kit do caloiro" sugiro um "kit queima das fitas" composto por:
Guronsan (porque é bom pensarem no vosso bem estar depois dos abusos alcoólicos)
Preservativos (a grande maioria diz que os utiliza mas acaba a queima com o pacote intacto - uns porque não conseguiram nada na pesca e outros... Bem, outros porque foram estúpidos!)
Saco de vómito (porque vomitar na rua é feio)
Capa de super-homem (porque muitos se julgam super-heróis depois de beber uns copos)
Coleira (algo semelhante a uma coleira de identificação de cães, onde estará o nome, idade, morada e um contacto telefónico. Acho que percebem a ideia, não?)
Mebocaína (porque ao longo dos dias a voz desaparece e ficais semelhantes ao Olavo Bilac)

No fundo, estes itens vão-te ajudar a no final, poderes partilhar esta imagem com os teus amigos e regozijares-te:


Mas isto, só faz de ti estúpido.

Queima das fitas pode significar sermos alguém durante uma semana que desconhecemos no resto do ano. Ou, no caso de alguns finalistas, em cinco anos. Por isso mesmo, a Queima das fitas é sinónimo de "coma alcoólico" para alguns finalistas que conhecem a cerveja durante estes sete dias.

Na Queima das fitas vemos os "mais velhos dos cursos" que "decidem ir beber um copo para se distrair do quotidiano" quando na realidade vão mostrar aos mais novos o seguinte: "Sim, ainda estudo na tua faculdade. Sim, na tua. Sim, eu sei que te praxei durante o ano por não ter mais do que fazer quando não tenho aulas. Sim, eu tenho 38 anos e ainda vivo com os meus pais. E sim, são eles que me pagam a gasolina e as propinas. Sim, eu sou o maior e hoje à noite vou pagar uma multa numa operação stop qualquer!"

Porque Queima das Fitas revela isto mesmo: a estupidez das pessoas no seu nível mais exacerbado.

Há quem aproveite para curtir os concertos das suas bandas favoritas como Xutos&Pontapés, mas ver gente de braços cruzados à frente do rosto já deve encher e a mim só me recorda movimentos robotizados e automáticos como a saudação nazi. Seria bom que parassem com isso ou então alterassem a coreografia...
Prefiro mil vezes o Quim Barreiros!
Porquê?
Porque é na noite do Cortejo e daquilo que me recordo das minhas Queimas é que toda a gente dançava e cantava neste dia.
Porquê?!
Porque a música era fixe?!
Não sei, porque estava tocado e porque ouvir alguém dizer que "põe" e "tira" o "carro da garagem da vizinha" era hilariante.

Mas no fundo o que importa é isto: sejam estúpidos mas não sejam muito estúpidos.
A Queima é para curtir sim (!!), mas sem exageros. Porque, quanto mais estúpidos estes argumentos apresentados vos soem, maior é o alarme e é sinal que já estais quase no topo na escala da estupidez.
Por isso, cuidado e boa Queima das Fitas.


Enviar um comentário