Nomes de referência na história de Portugal






Houve personalidades que, por diversos motivos, marcaram a história do nosso país.

Alguns deles, pelo facto de terem marcado tanto, tanto, tanto, mas assim...como é que hei de dizer? taaanto, a nossa nação, que nos obrigaram a queimar as pestanas, ao termos que os estudar na disciplina de História de Portugal...o que para grande parte de nós, mentalmente se resume a duas palavras: ROGAR PRAGAS!!!
Mas ainda assim, porque não reflectir um pouco sobre estas individualidades, que vincaram a sua marca neste cantinho à beira mar plantado?



D. Afonso Henriques - Foi o primeiro rei português e teve o cognome de "O Conquistador", porque conquistou tudo o que havia para conquistar, menos o Brasil, entre outras terras que ficam para o lado de lá do Oceano. Provavelmente, Afonso tinha medo da água - o que poderia ter sido menos problemático, caso já tivessem sido inventadas as bóias com desenhos de Michey's, Brancas de Neve e outras tantas figuras da Disney. É também conhecido por ter dado umas valentes coças à mãe.
Governou o país durante 40 anos e duplicou o tamanho do reino.

Inês de Castro - Uma mulher apaixonada e possessiva, que não largava o Pedro; não tinha noção das distâncias e o seu túmulo é a prova disso mesmo...Nem depois de morto, Pedro teve espaço para respirar.

Marquês de Pombal - Matou os Távoras (coitados); tinha uma cabeleira ridícula - ele e os amigos dele. Julgo que já naquela altura, iam à Inês Pereira; reconstruiu Lisboa após o Terramoto de 1755. O que hoje em dia nos faz pensar que: a culpa das cheias em Lisboa, é dele.

Luís de Camões - Um dos maiores poetas de Portugal; aventureiro, ágil e apaixonado; tudo fez para glorificar o seu povo e os seus feitos; escreveu os Lusíadas (aquele livro que todos conhecem pelas linhas iniciais e que toda a gente adora, pelo que representa para Portugal, mas que na altura que o tiveram que estudar na escola, foi igual a adquirir a versão "Lusíadas para tótós").

Vasco da Gama - O capitão da primeira armada portuguesa a chegar à Índia; daria bailes aos GPS's atuais, sendo que descobriu uns lugarzitos jeitosos sem precisar de dessas geringonças; era fanático por especiarias e temperos.

Egas Moniz - Proveniente de um seio familiar aristocrata, foi um homem (e podia ficar por aqui, mas acho muito redutor)...não dos 7, mas dos 5 ofícios: professor, investigador, político, escritor e neurologista; foi galardoado com o Nobel da medicina, partilhado com outro senhor estrangeiro de fora (entendido nessas coisas da fisiologia) por ter sido responsável pela criação da lobotomia...Desta feita, deixa muita saudade neste nosso Portugal, no sentido em que a lobotomia está a fazer imensa falta na cabecinhas de muitas personalidades por nós conhecidas.

António de Oliveira Salazar - Ditador; professor de política, economia e finanças (que levava tão a sério, que padecia de forretice aguda); tinha um nariz enorme (tipo bruxo mau); caiu da cadeira. Pumba! Bem feito!

José Saramago - Primeiro prémio Nobel português (literatura); estava completamente a borrifar-se para o que pensavam dele; rigoroso assassino da pontuação e exímio criador de "ensaios".

Diogo Morgado - Modelo e ator, que representou o papel de Jesus numa série mundialmente conhecida, que mais tarde virou filme; foi entrevistado pela Oprah, o que recolocou (para muitos) Portugal no planisfério; regressou entretanto às novelas da SIC.


Estas são algumas das personagens que marcaram a história do nosso país com os seus grandes feitos.
Caso se lembrem de mais algum que mereça destaque, por favor entre em contacto que tratarei de efectuar a descrição do mesmo, com a súmula sagaz e certeira que acima dediquei às individualidades mencionadas.

Muito obrigadinho pela vossa atenção e até mais...




Enviar um comentário