Terrorismo e Jihadistas - breve consideração




O terrorismo tem sido um dos temas mais falados e pesquisados desde o dia 11 de Setembro de 2001.
Aliás, nas pesquisas do Google pouco fica atrás de Sofia Sousa, concorrente da Casa dos Segredos da Tvi.

No dia 11 de Setembro de 2001, encontrava-me de férias com os meus pais.
Recordo-me perfeitamente que pouco passava da hora do almoço quando me deleitava no sofá e julgava ver uma boa matiné da tarde com o José Rodrigues dos Santos como actor convidado a apresentar o jornal da tarde na tal película de cinema.
Achei estúpido, mas mesmo assim continuei a ver o filme.
Minutos depois, verifiquei que estava errado e que uma nova fase se iniciava no mundo: as teorias de conspiração através do youtube para se dar a entender que os atentados aos EUA foram arquitectados pelo próprio governo americano.

Treze anos se passaram desde então e o mundo tem vindo a conhecer novos fanáticos que cada vez mais preocupam a comunidade internacional.
Infelizmente, os líderes mundiais têm feito lembrar o governo português: nada fazem.

Diversos grupos foram formados, uns mais malucos do que outros.
Armas e dinheiro, pelos vistos, eles têm de sobra.

Porque se formaram estes grupos?
Porque supostamente existe uma "Jihad" por aí... Que é como quem diz uma guerra santa!
E sim, ao que apurei, estes aglomerados de extremistas foram formados para combater os infiéis.
Quando ouvi isto fiquei com pena do meu amigo João, porque sei que ele traiu a Maria... mas depois apercebi-me que a realidade das coisas não era esta. Sim, eu sou infiel por simplesmente ser "cristão".

A pergunta que mais se tem ouvido é "como se pode ganhar uma guerra contra alguém que não tem medo de morrer?"
E isto é, de facto, assustador!!

Grande parte do Mundo condena os extremistas por causa das acções que têm vindo a praticar.
Não tenciono alimentar ou criar ódios de ninguém por alguém, mas simplesmente chegar a uma conclusão sobre este assunto.
É errado? Sim.
É condenável? Sim.
Podemos opinar? Sim.
Podemos fazer algo? Sim, mas com cuidado que os gajos são malucos.

Ah! E não me venham falar de religiões que isso é tudo tanga!
Pelo que vejo e analiso das religiões mais conhecidas, todas foram criadas com um único propósito: aproximar o Homem de Deus e alcançar o bem no planeta através do progresso moral dos seus habitantes. Infelizmente, o maior inimigo das religiões é o próprio Homem que as deturpa com os seus instintos primários e sentimentos destruidores.

Mas os fanáticos religiosos são "pessoas do mal"? 
Depende do tipo de fanatismo!
Prefiro a velhinha beata que vai à missa duas vezes por dia e que diz que "nosso Senhor é que é" enquanto entorna um copo de vinho tinto sentada no seu sofá ou então as senhoras Jeovás que me abordam na rua e me tentam roubar meia hora da minha vida a analisar 300 panfletos que me impingem enquanto as ouço dizer que "não tenho salvação" do que... meia dúzia de marados que resolve tudo com facas de cozinha chinesas.
Uns fanáticos podem-te roubar tempo outros podem-te roubar a vida.

Porque é que as pessoas se tornam Jihadistas?
No meu ponto de vista é porque não trabalham em regime de turnos com duas folgas semanais rotativas e onde têm problemas como stocks, inventários e clientes (por vezes estúpidos) para aturar. Se tivessem esta vida não teriam tempo para pensar em coisas erradas, pois o cansaço era tanto que quando chegassem a casa o que queriam era dormir.



Enviar um comentário