Opus Dei proíbe 79 livros de autores portugueses

José Saramago, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Lídia Jorge e Virgílio Ferreira são alguns dos escritores censurados na lista de livros da Opus Dei.
Ao todo, 79 livros de autores portugueses foram proibidos por esta organização!
Ao que parece, esta colectividade da Igreja Católica tem uma listagem de 33573 livros proibidos, com diferentes níveis de gravidade, sendo que nos três níveis mais elevados encontram-se estas 79 obras de escritores portugueses.
Um motivo de orgulho para Portugal que se encontra no pódio graças a José Saramago e Eça de Queirós que são os mais castigados por esta “lista negra”.
Mas, além de livros, também existe uma lista de filmes que estes senhores da Opus Dei não gostam e ao que parece, esta censura já tem várias críticas, colocando-se mesmo em causa a legalidade desta proibição.
A presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, considera “grosseiro e repugnante” este índice, dizendo que esta “é uma organização a que chamamos seita porque somos educados. Por acaso, eles não são”, referindo-se depois a esta organização como “uma formiga”.
E agora!? Aquelas obras de Eça de Queirós que são estudadas nas escolas? Até que ponto é legal, que um professor, membro da Opus Dei, se recuse a leccionar determinado autor porque consta nesta “lista negra”!?
Afinal, o mundo teima em regredir, pois continuam a existir pessoas/organizações que proibem coisas de forma absurda. Haja pachorra!


Texto escrito para o site de entretenimento "TaBonito.pt": http://www.tabonito.pt/opus-dei-proibe-79-livros-de-autores-portugueses/

Enviar um comentário