Manuel Maria Barbosa du Bocage - Parabéns a você!



Hoje faria 250 anos.
Nem quero pensar como estaria caso isso fosse humanamente possível, mas para assinalar esta data partilho dois dos seus poemas. Sim, porque nem só de asneiras vivia a pena do poeta Bocage!!
Para mim, um dos maiores senão o maior. No improviso da poesia respirava, na boémia se perdeu mas no fundo no fundo ele venceu.
Parabéns Bocage!!


MORTE, JUÍZO, INFERNO E PARAÍSO


Em que estado, meu bem, por ti me vejo,
Em que estado infeliz, penoso e duro!
Delido o coração de um fogo impuro,
Meus pesados grilhões adoro e beijo.

Quando te logro mais, mais te desejo;
Quando te encontro mais, mais te procuro;
Quando mo juras mais, menos seguro
Julgo esse doce amor, que adorna o pejo.

Assim passo, assim vivo, assim meus fados
Me desarreigam d'alma a paz e o riso,
Sendo só meu sustento os meus cuidados;

E, de todo apagada a luz do siso,
Esquecem-me (ai de mim!) por teus agrados
Morte, Juízo, Inferno e Paraíso.

Bocage, in 'Sonetos' 


NASCEMOS PARA AMAR

Nascemos para amar; a Humanidade 
Vai, tarde ou cedo, aos laços da ternura. 
Tu és doce atractivo, ó Formosura, 
Que encanta, que seduz, que persuade. 

Enleia-se por gosto a liberdade; 
E depois que a paixão na alma se apura, 
Alguns então lhe chamam desventura, 
Chamam-lhe alguns então felicidade. 

Qual se abisma nas lôbregas tristezas, 
Qual em suaves júbilos discorre, 
Com esperanças mil na ideia acesas. 

Amor ou desfalece, ou pára, ou corre: 
E, segundo as diversas naturezas, 
Um porfia, este esquece, aquele morre. 

Bocage, in 'Sonetos' 


Enviar um comentário