Os vizinhos de cima: um problema ou uma benção?




“Sim, moro num apartamento mas gostava muito de me mudar para uma moradia” – É este o sonho de muitos portugueses.

Procura de conforto, privacidade ou apenas mordomia?
O que existe de errado em viver num prédio e rodeado de vizinhos queridos e fofos? Será que é tão bom como a doce ironia?

O que pode haver de tão errado em dividir despesas quando a fachada do edifício está danificada e em altura de crise?
O problema é que um prédio implica ter vizinhos. Porta com porta.

Mas, pior do que os vizinhos de baixo (que estão sempre a fazer queixinhas nossas ao condomínio) temos os vizinhos de cima (aqueles que nos fazem ser bufos e apresentar queixas ao condomínio).
Sinceramente, o prédio pode estar em fase avançada de degradação que nada ultrapassa os vizinhos de cima como o grande problema das “habitações erguidas ao alto”.

Deixo-vos com cinco razões que provam que num prédio nada é pior que um vizinho de cima.

1 – Têm a mania que por estarem um andar acima de nós possuem mais direitos. Tudo bem que têm umas vistas da cidade mais alargadas, mas esquecem-se que quanto maior é a subida, maior pode ser a queda. E desgraças acontecem…

2 – Odeio tentar adormecer ao som de camas a chiar. Por favor, apertem os parafusos e comprem uns batentes para os pés da cama… É assim tão difícil?

3 – Compreendo que a vossa filha chorasse nos inícios… Agora ter de levar com o choro dela às três da manhã e aos 17 anos da rapariga porque o namorado acabou com ela por telefone aquela hora? É que já é o 7º término de namoro só este ano!

4 – A vossa casa não é a passerelle do Portugal Fashion, por isso, relembro à senhora do apartamento de cima para retirar os samancos à entrada de casa.

5 – Estimados vizinhos de cima, caso necessitem sacudir os tapetes e enviar todo o lodo que juntaram durante uma semana avisem. Assim, o esterco pode ir para a rua e não para a minha sala de jantar.
 
É certo que terão de existir sempre vizinhos de cima, mas acredito que um dia será possível co-existirmos sem problemas ou arrufos. Caso contrário, já estou a imaginar a DECO a lançar uma campanha de prevenção para o vizinho de cima… É que eu já adquiri a 9 milímetros e só para intimidar já disparei 2 vezes para o ar ontem à noite. Não condenem, pois o que é certo é que a filha dos vizinhos de cima se calou com o choro e nem um só passo ou simples suspiro ouvi o resto da noite.
Finalmente, uma noite tranquila cá em casa!


Enviar um comentário