Sofia Sousa, a concorrente da Casa dos Segredos


Hoje, vou falar um pouco da "Xia"!
Provavelmente, não devem saber quem é tal personagem, mas elucido-vos de forma clara e sucinta, apresentando-vos esta pessoa como uma ex-concorrente da Casa dos Segredos com o nome de Sofia Sousa.



Provavelmente este texto terá tanta importância para vocês como terá para a Sofia saber quem é o Ricardo Salgado, o Varoufakis ou o buraco da Madeira.

Nesta altura, vocês perguntam porque falarei desta pessoa... e perguntam muito bem!

A resposta é extremamente simples: porque os concorrentes dos reality shows (alguns...) que buscam a tal "falsa" fama desenvolveram um ego tão exacerbado que se julgam capaz de falar e criticar tudo e todos.

Pesquisei um pouco sobre esta senhora e a maioria dos seus fãs chamam-na de "mãe guerreira".
Depois, fui ao dicionário da língua portuguesa para tentar perceber o porquê deste nome.

Mãe: s.f.(a) 1. Mulher ou fêmea que deu à luz um ser. 2. fig. Mulher muito dedicada.

Guerreira: Pessoa batalhadora, que luta. Pessoa forte e capaz, que vence os desafios, aquela que não desiste; diz-se do indivíduo que guerreia; que tem ânimo belicoso; aquele que tem entrado em guerra; que luta.

O adjectivo "Mãe guerreira", supostamente, é proveniente do facto da Sofia ter estado na Casa dos Segredos a enfrentar todos os seus colegas num jogo que tende a explorar os mais altos níveis psicológicos dos concorrentes, enquanto "procurava melhores condições para si e para a sua filha".

O que tenho a dizer sobre este apelido?
Dêem-lhe todos os apelidos menos este! Mãe guerreira, para mim, é a mãe da Nono.
Esta, a Sofia, é uma mãe! Ponto. Igual a tantas outras e que faria tudo pelos seus filhos... mas não lhe alimentem o ego apelidando-a de "guerreira". Ela, é uma mãe, que neste momento e para ganhar a vida a "trabalhar" deixa a filha com alguém...  É simplesmente "mãe", por existir alguém que é "pai guerreiro", "avó guerreira", "amigo guerreiro" ou "qualquer coisa guerreiro(a) na ausência da mãe.

Ora, o que me causa confusão?
O facto de grande parte das imagens desta pessoa serem recheadas de palavrões, discussões, "diz-que-disse" e mesquinhices ao mais alto nível.

E o que é que isto tem de negativo?
O facto de ela ser mãe e provavelmente um dia (quem sabe se esse dia já não aconteceu) a filha dela poder ver essas imagens. Sim, porque apesar do facto da Sofia pensar que controla tudo e todos, não é por ter imensos fãs, seguidores e patrocinadores, que poderá controlar os vídeos cibernéticos que por aí circulam consigo e com a sua linguagem espectacular.

Sinceramente, encontro mais nível num poema corriqueiro de Bocage do que em qualquer coisa que a Sofia tenha dito.

Se encontro ainda algo menos positivo?
Encontro sim. Por exemplo, isto:



O que é que isto tem de importante?
Tudo! O Quintino Aires é um psicólogo que (infelizmente ou felizmente) gosta da Casa dos Segredos, pois segundo o próprio "é um programa que possibilita estudar o ser humano".
De facto, neste aspecto, concordo com o Quintino.

O problema do Quintino, foi afirmar publicamente o que a maioria das pessoas lúcidas diz da Sofia Sousa, - sem serem psicólogos mas simples pessoas - ou seja, que "nenhuma mãe larga a filha para ir encontrar melhores condições. A Sofia foi à procura de uma oportunidade para ela, para a vida dela, e não para a filha".

Sinceramente!?
A verdade dói sempre um pouco.

Mas, o que é triste é aquilo que o ego alimentado por um aglomerado de fãs pode fazer... Ou seja, tirar uma fotografia como a que apresentei neste texto acompanha da seguinte legenda: "Wait... What? Psicólogo? Então e ninguém me avisou?!?!"

E foi aqui (e talvez em muitas outras situações) que a Sofia vacilou.
Se se julgava prejudicada, é com o silêncio que se cala as vozes críticas.
Infelizmente, as vozes críticas levantam-se sempre que a Sofia fala.. e diz asneiras.
Problema dela! Foi ela que quis a tal "fama", correcto?

Não é por ganhar a vida com patrocínios, presenças em bares e discotecas e ocupar revistas com a sua cara que tem autoridade para gozar com a vida profissional de alguém. Sim, porque de facto, o Quintino tem uma vida profissional. Tirou um curso. E trabalha. É um guerreiro... ou estarei errado?

Da última vez que verifiquei, a Terra ainda girava à volta do Sol e não da Sofia.
Segundo a própria, está a tirar um curso patrocinado e que iria trabalhar quando tivesse de trabalhar - o que não é o caso. E que uma vez concluído esse curso, ainda ia tirar outro.

Se me é permitido, proponho o seguinte:
Soube que a Sofia ganhou 15 mil euros na "Casa dos Segredos - desafio final".
Não me interessa o que fez ou vai fazer com tal quantia, mas como "mãe guerreira" tão acarinhada pelo seu público, deveria fazer um curso de boas maneiras para a sua filha poder receber a educação em termos de trato de linguagem e respeito pelo próximo onde ela ainda vacila... e muito!

Se o que ela tem é tempo de sobra para brincar e "postar" no Facebook.... trabalhar para quê se tem quem a sustente?
Eu faria o mesmo. Ou não. Ou sim. Ou não!

Mas uma coisa é certa: não falaria metade... até para poupar a minha filha.

2 comentários

Enviar um comentário