Sofia Sousa, a concorrente da Casa dos Segredos


Hoje, vou falar um pouco da "Xia"!
Provavelmente, não devem saber quem é tal personagem, mas elucido-vos de forma clara e sucinta, apresentando-vos esta pessoa como uma ex-concorrente da Casa dos Segredos com o nome de Sofia Sousa.



Provavelmente este texto terá tanta importância para vocês como terá para a Sofia saber quem é o Ricardo Salgado, o Varoufakis ou o buraco da Madeira.

Nesta altura, vocês perguntam porque falarei desta pessoa... e perguntam muito bem!

A resposta é extremamente simples: porque os concorrentes dos reality shows (alguns...) que buscam a tal "falsa" fama desenvolveram um ego tão exacerbado que se julgam capaz de falar e criticar tudo e todos.

Pesquisei um pouco sobre esta senhora e a maioria dos seus fãs chamam-na de "mãe guerreira".
Depois, fui ao dicionário da língua portuguesa para tentar perceber o porquê deste nome.

Mãe: s.f.(a) 1. Mulher ou fêmea que deu à luz um ser. 2. fig. Mulher muito dedicada.

Guerreira: Pessoa batalhadora, que luta. Pessoa forte e capaz, que vence os desafios, aquela que não desiste; diz-se do indivíduo que guerreia; que tem ânimo belicoso; aquele que tem entrado em guerra; que luta.

O adjectivo "Mãe guerreira", supostamente, é proveniente do facto da Sofia ter estado na Casa dos Segredos a enfrentar todos os seus colegas num jogo que tende a explorar os mais altos níveis psicológicos dos concorrentes, enquanto "procurava melhores condições para si e para a sua filha".

O que tenho a dizer sobre este apelido?
Dêem-lhe todos os apelidos menos este! Mãe guerreira, para mim, é a mãe da Nono.
Esta, a Sofia, é uma mãe! Ponto. Igual a tantas outras e que faria tudo pelos seus filhos... mas não lhe alimentem o ego apelidando-a de "guerreira". Ela, é uma mãe, que neste momento e para ganhar a vida a "trabalhar" deixa a filha com alguém...  É simplesmente "mãe", por existir alguém que é "pai guerreiro", "avó guerreira", "amigo guerreiro" ou "qualquer coisa guerreiro(a) na ausência da mãe.

Ora, o que me causa confusão?
O facto de grande parte das imagens desta pessoa serem recheadas de palavrões, discussões, "diz-que-disse" e mesquinhices ao mais alto nível.

E o que é que isto tem de negativo?
O facto de ela ser mãe e provavelmente um dia (quem sabe se esse dia já não aconteceu) a filha dela poder ver essas imagens. Sim, porque apesar do facto da Sofia pensar que controla tudo e todos, não é por ter imensos fãs, seguidores e patrocinadores, que poderá controlar os vídeos cibernéticos que por aí circulam consigo e com a sua linguagem espectacular.

Sinceramente, encontro mais nível num poema corriqueiro de Bocage do que em qualquer coisa que a Sofia tenha dito.

Se encontro ainda algo menos positivo?
Encontro sim. Por exemplo, isto:



O que é que isto tem de importante?
Tudo! O Quintino Aires é um psicólogo que (infelizmente ou felizmente) gosta da Casa dos Segredos, pois segundo o próprio "é um programa que possibilita estudar o ser humano".
De facto, neste aspecto, concordo com o Quintino.

O problema do Quintino, foi afirmar publicamente o que a maioria das pessoas lúcidas diz da Sofia Sousa, - sem serem psicólogos mas simples pessoas - ou seja, que "nenhuma mãe larga a filha para ir encontrar melhores condições. A Sofia foi à procura de uma oportunidade para ela, para a vida dela, e não para a filha".

Sinceramente!?
A verdade dói sempre um pouco.

Mas, o que é triste é aquilo que o ego alimentado por um aglomerado de fãs pode fazer... Ou seja, tirar uma fotografia como a que apresentei neste texto acompanha da seguinte legenda: "Wait... What? Psicólogo? Então e ninguém me avisou?!?!"

E foi aqui (e talvez em muitas outras situações) que a Sofia vacilou.
Se se julgava prejudicada, é com o silêncio que se cala as vozes críticas.
Infelizmente, as vozes críticas levantam-se sempre que a Sofia fala.. e diz asneiras.
Problema dela! Foi ela que quis a tal "fama", correcto?

Não é por ganhar a vida com patrocínios, presenças em bares e discotecas e ocupar revistas com a sua cara que tem autoridade para gozar com a vida profissional de alguém. Sim, porque de facto, o Quintino tem uma vida profissional. Tirou um curso. E trabalha. É um guerreiro... ou estarei errado?

Da última vez que verifiquei, a Terra ainda girava à volta do Sol e não da Sofia.
Segundo a própria, está a tirar um curso patrocinado e que iria trabalhar quando tivesse de trabalhar - o que não é o caso. E que uma vez concluído esse curso, ainda ia tirar outro.

Se me é permitido, proponho o seguinte:
Soube que a Sofia ganhou 15 mil euros na "Casa dos Segredos - desafio final".
Não me interessa o que fez ou vai fazer com tal quantia, mas como "mãe guerreira" tão acarinhada pelo seu público, deveria fazer um curso de boas maneiras para a sua filha poder receber a educação em termos de trato de linguagem e respeito pelo próximo onde ela ainda vacila... e muito!

Se o que ela tem é tempo de sobra para brincar e "postar" no Facebook.... trabalhar para quê se tem quem a sustente?
Eu faria o mesmo. Ou não. Ou sim. Ou não!

Mas uma coisa é certa: não falaria metade... até para poupar a minha filha.

2 comentários

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Caro Anónimo,

Muito obrigado pelo seu comentário.
Deixe-me dizer-lhe que de tudo o que disse 90% ou mais é verdade e não lhe retiro a razão.
1) Não castrei ninguém. Simplesmente transmiti o que de errado se passa, ou seja, usei um exemplo como base de educação.
2) Não me revejo nos "comentadores de revistas cor-de-rosa" tem razão; Da mesma forma não me revejo em ter acusado alguém de algum crime.
3) Não julgo nem julguei os 15 mil. Simplesmente opinei (neste artigo de opinião) tendo em conta afirmações proferidas pela visada no texto.

Não me leve a mal "Anónimo", não se trata de me defender mas sim de me tentar fazer compreender, pois julgo que fui mal interpretado nas palavras.

Cumprimentos

Reply

Enviar um comentário