Futebol Clube do Porto Vs. Bayern Munique: breve (e realista) comentário




Um pouco por todo o lado pôde-se ouvir a voz crítica.
De todos os cantos das redes sociais até ao tasco mais escondido, muitos enxovalharam, criticaram e ridicularizaram o meu clube. Sim, o meu clube. O meu Porto!
E tudo isto por causa de um resultado calamitoso (?!) nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Uns tais 6-1.

Mas, antes que de qualquer coisa podemos recuar um pouco no tempo?
Há uma semana, o meu Porto ganhou 3-1 à equipa por muitos aclamada como "a melhor do mundo". O portista regozijou-se mas com cautela, pois era um resultado que permitia sonhar. Mas, o portista é um adepto realista; os outros refugiaram-se na toca e os que ousaram falar falaram de forma altiva, retirando sempre que possível o mérito à vitória alcançada pela equipa azula e branca.
Ontem, na 2ª mão, o FCP foi goleado por 6-1.
No total, a eliminatória ficou 7-4.
E não, não posso considerar isto um mau resultado.
Porquê?
Porque jogamos contra a melhor equipa do mundo no mundo real, enquanto outros recorrem à Playstation ora para estarem nos quartos-de-final da liga dos campeões ora mesmo para passar uma simples fase de grupos desta mesma competição.

E esta sim, é a verdade!

Compreendo que o Futebol Clube do Porto é a equipa que mais alegrias dá aos portugueses nas competições europeias. Aos Portistas, de forma regular e por razões óbvias; a outros, de forma esporádica - conforme se pôde verificar pelos comentários nas redes sociais após e mesmo durante o jogo com o Bayern de Munique.
No futebol, tal e qual na vida, há pessoas que quando não obtém o sucesso se rejubilam com o fracasso dos outros... mesmo que esse fracasso seja uma vitória que eles mesmos nunca hão-de atingir.

Poderia não tecer qualquer comentário ao facto de sportinguistas e benfiquistas gozarem com o resultado que o meu clube alcançou frente ao Bayern. Sim, poderia fazer isso! Aliás, era fácil e bastava agir como estes dois clubes de Lisboa e cingir-me ao que eles têm feito pelo futebol português nos últimos anos e desde que me conheço: nada!

Porque esta é a realidade que custa e dói a muita gente:




Sim, sou Porto.
Eu e muitos como eu!
Sim, porque o Porto é uma nação!!
Uma nação que já vi conquistar o mundo do futebol!!
Quem com a minha idade pode dizer isto?
Apenas quem for portista.
Os outros? Bem, os outros são simplesmente os outros e uma coisa me têm ensinado e que agora me vai ser muito útil: vou ligar a consola da Sony e inserir o Fifa 15, pois ainda tenciono festejar a conquista da Liga dos Campeões esta época com o meu clube.

Para terminar um singelo mais gigante: OBRIGADO PORTO!!

P.s.1: Por falar em gozar... alguém me pode confirmar se o Porto marcou ao Bayern o dobro dos golos que o Benfica marcou em toda a fase de grupos?

P.s.2: Para os mais esquecidos avivarem a memória:



Enviar um comentário